Escola Básica Integrada de Alcoutim

A Escola Básica Integrada de Alcoutim iniciou funções a 1 de outubro de 1987. Localiza-se em Alcoutim, na Avenida de Espanha, e dista 15 Km do Pereiro, 25 Km de Giões, 30 Km de Martim Longo e 39 Km de Vaqueiros, sendo estas as outras freguesias do concelho. Assim como, 36 Km de Castro Marim, 40 km de Vila Real de Santo António, 70 Km de Tavira, 94 km de Faro e 36 Km de Mértola.

Esta Escola, que outrora recebia os alunos oriundos de todo o concelho, serve agora os alunos da União de Freguesias de Alcoutim e Pereiro.

A oferta educativa destina-se, atualmente, aos alunos do 1.º Ciclo do ensino básico.

Escola Básica Prof. Joaquim Moreira

A Escola Básica Prof. Joaquim Moreira, criada pela Portaria nº 745/99, de 26 de Agosto, iniciou funções a 1 de setembro de 1999. Localizada na Rua Portas do Laborato, em Martim Longo, recebe alunos oriundos das freguesias Martim Longo, Giões e Vaqueiros, da freguesia de Cachopo, pertencente ao concelho de Tavira, e de S. Miguel do Pinheiro, no concelho de Mértola.

Dista 51 Km de Castro Marim, 55 km de Vila Real de Santo António, 70 Km de Tavira, 51 km de Faro e 32 Km de Mértola.

A oferta educativa destina-se, atualmente, aos alunos dos três ciclos do ensino básico.