Escola Básica Integrada de Alcoutim

A Escola Básica Integrada de Alcoutim iniciou funções a 1 de outubro de 1987. Localiza-se em Alcoutim, na Avenida de Espanha, e dista 15 Km do Pereiro, 25 Km de Giões, 30 Km de Martim Longo e 39 Km de Vaqueiros, sendo estas as outras freguesias do concelho. Assim como, 36 Km de Castro Marim, 40 km de Vila Real de Santo António, 70 Km de Tavira, 94 km de Faro e 36 Km de Mértola.

Esta Escola, que outrora recebia os alunos oriundos de todo o concelho, serve agora os alunos da União de Freguesias de Alcoutim e Pereiro.

A oferta educativa destina-se, atualmente, aos alunos do 1.º Ciclo do ensino básico.

Escola Básica Prof. Joaquim Moreira

A Escola Básica Prof. Joaquim Moreira, criada pela Portaria nº 745/99, de 26 de Agosto, iniciou funções a 1 de setembro de 1999. Localizada na Rua Portas do Laborato, em Martim Longo, esta escola recebe os alunos do 1.º Ciclo oriundos das freguesias Martim Longo, Giões e Vaqueiros e recebe os alunos do 2.º e 3.º ciclos de todo o concelho de Alcoutim. Os alunos da freguesia de Cachopo, pertencente ao concelho de Tavira, assim como alguns alunos de S. Miguel do Pinheiro, no concelho de Mértola, também frequentam este estabelecimento de ensino.

Esta escola dista 51 Km de Castro Marim, 55 km de Vila Real de Santo António, 70 Km de Tavira, 51 km de Faro e 32 Km de Mértola.

A oferta educativa destina-se, atualmente, aos alunos dos três ciclos do ensino básico.